O Segundo Colóquio das Fendas

Prezados amigos

Realizado no último dia 17 de Janeiro, o 2º Colóquio de Fendas Lábio-palatinas, fez esgotar a capacidade do grande auditório do Hospital Lusíadas Porto.

Em jeito de balanço, começamos pelos agradecimentos.

Foi com enorme satisfação que vimos a resposta e o interesse de todos quanto acorreram ao grande auditório do Hospital Lusíadas Porto, atendendo o convite do nosso grupo. O Colóquio, nada mais é do que um ponto de partilha. E assim foi durante todo o dia. A sala como se vê, ao longo de todo o dia.

Aberto a profissionais, pacientes e pais ou responsáveis foi, durante todo o dia, momento de partilhar o conhecimento adquirido ao longos destes anos de dedicação ao tema. Trazer à luz as mais recentes aquisições do grupo, no campo da ampliação de serviços prestados, nos desenvolvimentos técnicos adquiridos ou melhorados. Seguimos a aposta na actualização constante de um protocolo que visa a excelência na prestação dos cuidados de saúde especiais, que esta malformação demanda, a todos os nossos “PEQUENOS HERÓIS”.

De seguida, permitam-me agradecer à esta fantástica equipa de profissionais, que abraça nossa causa e acolhe os nossos sonhos (do Bessa e meus próprios), como deles.

Aqui na imagem abaixo, sem a presença (todavia indispensável) da Ter. Helena Vilarinho, que por questões familiares ausentou-se antes, reunimo-nos todos para a “foto de família”!

Vanessa, Amélia, Maria da Paz, Norberto, Carlos, Jorge e Rowney
Mariana, Joana, Ana L, Ana A., António, Margarida e Elisabete

Ao longo do dia, além das excelentes comunicações apresentadas,ainda houve tempo para nos surpreendermos com a força e o exemplo, que nos serve de motivação e alento, sempre que encontramos alguma dificuldade. Não posso deixar de agradecer em especial, a participação de um dos nossos pequenos heróis. ACAR (apenas as suas iniciais, por óbvio), do alto dos seus 7 anos de idade, portador de uma fenda bilateral completa, brindou-nos com muito mais do que sua presença.  Este pequeno grande HOMEM, participou activamente, assistindo com inusitada atenção a todos os temas. Colocou questões de inquestionável pertinência, nos momentos próprios abertos ao debate. E fechou com chave de ouro, após a palestra sobre o tratamento das cicatrizes, com uso de aplicações Laser, na tréplica a uma pergunta sua para o orador (Dr. Norberto Estevinho), dizendo categórico:
– “É. Acho que vou ficar melhor com isso. Quero fazer.” (SIC)

 

Ao pedido de alguns pais, presentes e outros ausentes, sobre poder aceder ao conteúdo das apresentações, tivemos naturalmente que consultar a comissão de ética, por haver imagens, cujo uso tem restrições formais. Uma vez que tais conteúdos não podem ser difundidos de forma livre, informo aos interessados, que os temas serão “devidamente tratados” com a ajuda dos seus autores, e serão publicados periodicamente aqui no nosso BLOG.
Como eu disse no encerramento, o nosso grupo não faz promessas que não possa cumprir.
Prometemos, isso sim, todo nosso empenho, dedicação e compromisso com a causa que acolhemos.
Estamos orgulhosos de pertencer a esta grande família.
Bem haja e até ao próximo colóquio!!
Rowney Furfuro